Companhia de Saneamento Ambiental do DF

Nombre de la empresa de agua y/o saneamiento:
Companhia de Saneamento Ambiental - CAESB
País:
Brazil
Nombre de la innovación implementada en tu organización:
Integração da Supervisão Ambiental de Obras em Ambiente GIS
Breve descripción de la innovación implementada por tu organización:
A SAOB é realizada por meio de vistorias mensais nos empreendimentos da Caesb. Envolve a aplicação de um checklist com itens sobre meio ambiente e segurança do trabalho que gera o Índice de Desempenho Ambiental (IDA). Ferramenta tecnológica desenvolvida na empresa, aplicada neste processo, resultou em modernização da atividade, aprimoramento da gestão das informações, e melhoria dos resultados.
Descripción del problema o motivación
A SAOB é um sistema de controle implementado em 2006. O aumento do número de obras e a dispersão espacial que é característica de empreendimentos de saneamento motivaram ações para a modernização da SAOB, agregando à esta atividade tecnologias para sua maior celeridade, geoespacialização e aprimoramento da gestão dos resultados.Entre 2015 e 2017 foi desenvolvida solução tecnológica que resultou na utilização de dispositivo mobile para a coleta de dados alfanuméricos, fotográficos e geoespaciais dos empreendimentos. O cálculo do indicador IDA e a geração de relatório passaram a ocorrer de forma mais célere, com posterior compilação de todos os resultados em painel de controle que permite aos gestores melhor acompanhamento do desempenho ambiental das obras.
Descripción de la solución innovadora:
Uma solução tecnológica com o uso de Sistema de Informação Geográfica (GIS) foi desenvolvida para a SAOB, tornando possível a geração dos resultados do indicador IDA e dos relatórios das supervisões de forma mais célere.Permitiu também aos gestores, por meio do Painel de Controle que compila os resultados de todas as supervisões ambientais de obras, um melhor acompanhamento do desempenho ambiental dos empreendimentos da Caesb.Ao tomar conhecimento desta tecnologia, a Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do DF manifestou interesse em replicá-la para melhor gestão dos empreendimentos do Governo do Distrito Federal. Melhorias, atualizações e replicações em outras empresas de saneamento ou mesmo para empreendimentos de outras tipologias podem ser viabilizadas.
URL del video:
https://youtu.be/TN-v_Eqk5aE

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Companhia de Saneamento Ambiental do DF"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Flávio Santos Gonçalves a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Companhia de Saneamento Ambiental do DF"

IDEAS EN ACCIÓN 2019

Para empresas innovadoras de agua y/o saneamiento

Participar Propuestas