Cia. de Saneamento Ambiental do Distrito Federal

Nombre de la empresa de agua y/o saneamiento:
Cia. de Saneamento Ambiental do Distrito Federal
País:
Brazil
Nombre de la innovación implementada en tu organización:
Estação de Tratamento de Água do Lago Norte
Breve descripción de la innovación implementada por tu organización:
A Estação de Tratamento de Água do Lago Norte é uma unidade de produção com tecnologia avançada de tratamento, com o uso de membranas de ultrafiltração. A unidade foi construída em um prazo de apenas 4 meses e possui capacidade operacional de 700 L/s. A captação é feita no Lago Paranoá, que também serve como corpo receptor de duas grandes estações de tratamento de esgotos.
Descripción del problema o motivación
A construção da ETA Lago Norte se deu no contexto de escassez de recursos hídricos e racionamento no abastecimento de água que era vivido no DF em 2016 e 2017.Era necessário buscar novas fontes alternativas de água para evitar um colapso no abastecimento de água do Distrito Federal. Soluções que buscassem água em distâncias elevadas não eram viáveis em função do curto prazo disponível para implantação da infraestrutura necessária. O Lago Paranoá era a melhor solução para o problema, pois está localizado na região central de Brasília e possuía água em quantidade e qualidade necessárias para reforçar o abastecimento da população.Em função das condições do problema, foi feita a opção pela adoção de uma unidade dotada de sistema de membranas de ultrafiltração.
Descripción de la solución innovadora:
A iniciativa de constrição da ETA Lago Norte foi uma solução inédita para o Distrito Federal, principalmente se for considerado o prazo de execução da obra, a tecnologia de tratamento adotada e o fato de ter sido utilizado um manancial de usos múltiplos como fonte da abastecimento.A solução adotada somente foi possível graças ao programa de despoluição do Lago Paranoá adotado pela Caesb a partir da década de 1990. O programa de despoluição permitiu um imenso ganho para a sociedade, pois possibilitou o uso do lago para a pratica de lazer, esportes e turismo.A construção da Estação de Tratamento em tempo recorde e a contribuição da unidade para a superação da crise hídrica mostram que as ações da Caesb foram acertadas e agregaram valor para a sociedade do DF.
URL del video:
https://m.youtube.com/watch?v=dYOqKwO8Wlc

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Cia. de Saneamento Ambiental do Distrito Federal"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Diogo Valadão de Brito Gebrim a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Cia. de Saneamento Ambiental do Distrito Federal"

IDEAS EN ACCIÓN 2019

Para empresas innovadoras de agua y/o saneamiento

Participar Propuestas