Iterum Social

A Iterum Social é um projeto de Instituição social que tem como objetivo fomentar a inclusão social de sujeitos e comunidades com histórico de exclusão e trajetória de risco, usando ferramentas modernas e profissionais engajados promovendo capacitação intelectual, acompanhamento psicológico e recolocação profissional de dependentes químicos e ex-apenados de forma competitiva no mercado de trabalho.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
Dono da 4ª maior população carcerária do mundo segundo o Ministério da Justiça, e com cerca de 6 milhões de dependentes químicos, o equivalente a cerca de 3% da população atual, o Brasil carece de políticas públicas de desenvolvimento e integração social de egressos do sistema carcerário, bem como de investimentos na estrutura do sistema prisional, que se mostra ineficaz, na maioria dos casos, no trabalho de reformar tais indivíduos de maneira que possam se reintegrar plenamente após conquistarem o direito a liberdade. Além disso, há ainda outras duas barreiras a serem derrubadas: A falta de capacitação e amparo psicológico aos egressos (ex-apenados e ex-viciados); e a falta de oportunidades geradas pelo preconceito a estas pessoas. Esses problemas resultam num índice de reincidência criminal de cerca de 70%, segundo o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
Como funciona o seu negócio
A Instituição atuará em 3 frentes no campo do desenvolvimento social e oferta de serviços: 1 - Desenvolvimento de pesquisas e gestão de projetos e políticas públicas para inclusão que sirvam para a melhor análise dos fenômenos sociais que impliquem nas relações de trabalho, avaliando e divulgando informações que possam ser recursos na mudança do cenário atual de reposição de mão de obra e a relação com os flagelos sociais do país. 2 - Assessoria e consultoria intermediando o contato entre instituições públicas e privadas e os candidatos que tenham interesse no preenchimento de vagas de trabalho por meio de práticas modernas e efetivas de recrutamento e seleção. 3 - Oferecendo capacitação e acompanhamento de qualidade com o apoio de empresas terceiras e ou profissionais competentes, investindo em treinamentos e educação básica a medida das lacunas intelectuais e/ou psicológicas que sejam identificadas, nos postulantes à mudança do seu quadro atual.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Semelhante a outras empresas genéricas que trabalham no ramo de Recrutamento e Seleção, o Instituto trabalhará em parceria com empresas privadas que simpatizam com os benefícios propostos em se contratar um egresso do sistema prisional, após este ter passado pelos nossos programas de capacitação e elaboração de perfil profissional a um preço competitivo, com rápida resposta no processo de seleção e acompanhamento dos nossos profissionais à medida que o candidato contratado se adapta ao novo emprego. Além disso, estados como SP, RJ e MG possuem legislações que obrigam as empresas a contratar estes profissionais, recebendo em contrapartida compensação financeira ou fiscal. Do valor arrecadado com as atividades ofertadas às empresas, os custos estariam locados, além dos encargos, no pagamento dos profissionais necessários na condução dos processos, material didático e demais despesas operacionais.
Viabilidade financiera
Quantos problemas são possíveis de se resolver com uma solução? Nesse plano empreendedor é seguro afirmar que encontramos uma solução para resolver quatro problemas: O das Organizações que carecem de mão de obra especializada e motivada a fim de combater o problema causado com a rotatividade de pessoal, e ganham com isso o reconhecimento da sociedade em que está inserida por meio de práticas de responsabilidade social; O da Iniciativa Pública que encontra uma forma eficiente de trabalhar com a reintegração da sua população de egressos prisionais assegurando que seja cumprido assim o que a Lei de Execução Penal deveria fazer; A Expectativa dos egressos (ex-apenados e ex-viciados) quanto ao seu futuro, transformando o apoio, que é fruto da cooperação da iniciativa pública e privada, em preparo e acolhimento por meio dos processos aplicados pelo Instituto; E por fim, a melhoria na qualidade de vida dos egressos e familiares.
Riscos
Barreiras mercadológicas que todo negócio em iniciação possui, como ganho da confiança do mercado alvo, parceria com o sistema carcerário e barreiras socioculturais.
Equipe
Leonardo da Silva Teixeira, 27 anos, acadêmico de Administração, profissional da área de RH há 7 anos, idealizador do Instituto Iterum. Sou um cidadão sensível às dificuldades enfrentadas por outras pessoas que carecem de oportunidades. Raulino Pedro Gonçalves, 55 anos; Administrador com pós-graduação em Gestão Ambiental; Professor universitário há 10 anos e experiência profissional de mais de 20 anos na gestão de média empresas. Entusiasta de negócios sociais no ambiente universitário.
Escalada
A principal dificuldade estaria na questão sóciocultural, a forma como a sociedade receberia tais iniciativas. É fundamental que as equipes dispostas a implantarem os programas estejam integradas e entrosadas com as expectativas de todos envolvidos, inclusive os governantes quem poderão ser uma ameaça ao projeto, lembrando que se os governantes são reflexo do seu povo, e que também há de se ter respaldo quanto a apresentação das razões e métodos do plano de negócio a fim de se evitar rechaço da população por conta de fatores culturais.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
O principal objetivo está no compartilhamento da nossa iniciativa com outros empreendedores, trocando experiências, compartilhando conhecimentos na promoção da conscientização da necessidade de ideias inovadoras e sustentáveis melhorando a nossa qualidade de vida no futuro, e se possível, alcançando o apoio de investidores que disponham de tal sensibilidade aos resultados almejados bem como retorno financeiro.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Iterum Social"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Leonardo a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Iterum Social"