Tecnologias da Industria 4.0 na água

A digitalização é a ferramenta ideal para integrar os diversos setores operacionais e para isto deve chegar nas Estações de Tratamento de Água (ETA), onde é gerada a maior parte da receita de uma empresa de saneamento. Este fato é uma oportunidade única e promove um equilíbrio entre o custo do tratamento e a qualidade da água. Para isto, foi necessário a construção coletiva de um novo conceito de ETA, tornando-a uma estação de quarta geração industrial, integrando os sistemas, as máquinas, os produtos e as pessoas. Os módulos construídos, baseados em modelos matemáticos e softwares de integração de dados que trabalham com o controle da adição de produtos químicos e análise dos parâmetros de processo, informando em tempo real o status operacional da ETA para os gestores da Companhia. Esta tecnologia já está promovendo resultados, com a economia de de 30% dos insumos utilizados, melhora na qualidade da água produzida, beneficiando os clientes, bem como, o desenvolvimento dos empregados.
Nombre de la Empresa Prestadora de Servicios de agua y/o saneamiento:
5. COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO – CORSAN
País:
Brasil
Nombre de la innovación implementada en su empresa:
Tecnologias da Industria 4.0 na água - ETA 4.0
¿A qué categoría corresponde su innovación? (Seleccione una categoría)
Innovación en procesos (operación/ finanzas/ gestión/ etc.)
Breve descripción de la innovación implementada por su empresa:
A ETA 4.0 é composta por 5 módulos operacionais acoplados aos principais processos de tratamento da água que realizam a gestão e dosagem de insumos para atendimento dos parâmetros analíticos de qualidade e padrão da água potável. São módulos: alcalinizante, coagulante, de flúor, de cloro e o de monitoramento e gestão integrada dos sistemas.
Descripción de la solución innovadora:
Desenvolver um conjunto de soluções dedicadas a automação de Estações de Tratamento de Águas, com a construção de sensores e atuadores em processos modulares, sob o conceito "system in box", onde os instrumentos ficam agrupados em módulos e as conexões ao processo são todas localizadas nestes, desta forma os equipamentos adicionam novas funcionalidades aos processos já existentes, com o mínimo de intervenção na infraestrutura local. Estes instrumentos são responsáveis pela digitalização das informações químicas do tratamento, sendo estas integradas e compiladas em um sistema computacional que aplicará técnicas de inteligência artificial em diferentes níveis, associadas a análises históricas do desempenho operacional da estação. Tudo através de uma parceria com a empresa Augen.
URL del video:
https://youtu.be/4hJehmlvuZU
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Tecnologias da Industria 4.0 na água"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario