ZAPmenta - Oceano na Pauta Climática

O ZAPmenta é um canal socioambiental no Whatsapp direcionado para jovens, que difunde informações altamente replicáveis, todas checadas direto na fonte, com linguagem direta e lúdica. O Canal pauta questões socioambientais sempre com conexões diretas a situações do dia a dia, com foco nas temáticas de mudanças climáticas, oceano, biodiversidade e igualdade de gênero no Brasil. Nele veiculam, áudios de até 8 minutos, vídeos curtos, figurinhas, imagens e textos reflexivos e criativos, a fim de fomentar o diálogo e disseminar fatos científicos em defesa do planeta e da sociedade - contornando as armadilhas das Fake News e dos discursos polarizados. Para esta proposta, o ZAPmenta visa responder o mistério: “Cadê o Oceano na pauta Climática?”, mostrando conexões diretas do Oceano no território e na agenda climática brasileira. Utilizaremos como base as vivências atuais e o Relatório Especial sobre o Oceano do IPCC.
Problema que resuelve su propuesta
Oceano é vida. Somos Oceano e também afetados pela crise climática, assim como toda a forma de vida. No entanto, a agenda e o movimento climático brasileiro não conecta integralmente o Oceano dentro de suas articulações e pautas centrais, como a ciência sugere há décadas - não à toa que estamos vivendo a década do oceano. O ZAPmenta, e os jovens que o produzem, enxergam essa desconexão como um problema de comunicação, entre a ciência, os comunicadores, ativistas e a sociedade como um todo. Segundo o relatório Hablatam (2020), os jovens possuem maior tendência de combater fake news e compartilhar notícias e informações baseadas na ciência via redes sociais. Dessa forma, o ZAPmenta surge como um canal de informações checadas e lúdicas para a juventude. Acreditamos que a partir da difusão de conhecimentos sobre a conexão do oceano e a crise climática para jovens, sobretudo ativistas, podemos transformar esse cenário, trazendo urgência para a pauta e fortalecendo a ciência e a sociedade.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
O ZAPmenta visa fortalecer a luta climática da Juventude. Como a crise climática e a pauta de Oceano ainda são abordados com uma linguagem científica e que não chega nas classes médias e baixas do Brasil e o ZAPmenta é gratuito, levamos informações para as juventudes de forma democrática, rápida e com linguagem acessível para que todes possam entender e se sentir parte das discussões e tomadas de decisões sobre o Oceano e a crise climática.Isso leva a aproximação dos jovens com a temática, possibilitando que se engajem, propaguem informações e possam tomar iniciativas que afetem positivamente o Oceano e a agenda climática.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
A natureza é a base para a vida na Terra bem como sua preservação e manutenção em boa qualidade. Mesmo em relação a direitos humanos já se retoma primariamente a qualidade básica ambiental para que outros progressos possam ser realizados. A preservação é o alicerce que sustenta tudo. Entretanto, o que está ocorrendo é um desgaste nunca antes visto; a natureza não está mais conseguindo se reequilibrar frente às ações humanas. E presenciamos um colapso em todas as esferas, de forma nunca antes vista. Mas o quanto tem sido dada importância a isso? Precisamos compreender a urgência de preservarmos esse meio, mas mais do que apenas entender, levar essa informação para todas as camadas, idades, em todos os cantos do mundo; a pauta precisa sair de pequenos núcleos e atingir todos de maneira objetiva e simples. Nossa conexão com os oceanos é diária, em cada respiração temos um oceano dentro de nós. Entendendo essa cadeia de vida, conseguimos entender também como respeitá-la e protegê-la.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 13: Acção Climática

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "ZAPmenta - Oceano na Pauta Climática"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Fernanda a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Adorei, que incrível. Projeto muito bom.
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto importantíssimo! Muito bom!
Responder
Reportar
hace 2 años
Perfeito,amei!
Responder
Reportar
hace 2 años
Ameeeeeei!
Responder
Reportar
hace 2 años
Nossa, esse é um dos projetos mais incríveis que descobri esse ano!! Bom demais e com muitoo potencial!!
Responder
Reportar
hace 2 años